SOBRE A AAVA - ASSOCIAÇÃO DE AUTOMOBILISMO DE VACARIA
Conheça a história do kartismo em Vacaria
Há cinquenta anos atrás, surgiram os primeiros apaixonados pelo kart em nossa região. Os precursores do kartismo em Vacaria, sem duvida foram: Fredi Von Brixen Feijó, Rubens Remy Cipriani, Kide Andrighetti, Packere Stumpf.
Rubens conta que, em 1971, Fredi Feijó surgiu com o primeiro kart em nossa cidade. Fredi nasceu em Porto Alegre em 1933 e tinha automobilismo "no sangue". Tendo participado de diversas provas de automobilismo no estado e tendo participado das "50 milhas de Porto Alegre" de kart, mudou-se para Vacaria em 1966.
Nos finais de semana, uma turma se encontrava na pracinha da estação Ferroviária, onde Fredi emprestava seu kart aos amigos. Assim nasceu o kartismo em nossa cidade.
No ano seguinte, 1972, apareceram novos kartistas. Junto com Rubens, vieram o Kide Andrighetti e Packere Stumpf, que adquiriram seus karts e competiam ao redor da praça da Estação Ferroviária.
A primeira corrida de kart em Vacaria, realizada na Estação Ferroviária, com duas baterias de 10 voltas, foi vencida pelo Kide, seguido pelo Rubens.
No mesmo ano, Rubens participou do campeonato regional de Lages-SC. Participou também da inauguração do kartódromo de Blumenau e da primeira prova de rua na cidade de Passo Fundo em 1973, ambas provas com mais de 30 participantes.
Apoiado pelos kartistas de Vacaria citados anteriormente e mais alguns apreciadores do esporte, Rubens fez um convite à pilotos catarinenses e de Passo Fundo para participarem uma prova de rua em Vacaria. Rubens e Padilha, buscaram um local na cidade para fazer a prova, assim, surgindo o Circuito do Moinho.
Na primeira prova de rua de Vacaria, no Circuito do Moinho, Rubens e Kide Andrighetti representaram nossa cidade.
Passados mais de uma década, Rubens participa de provas no kartódromo da Festa da Uva em Caxias do Sul e também do 1°campeonato de kart no Moinho em 1982, ano que foi fundada a AAVA (Associação de Automobilismo de Vacaria).
Rubens também participou do projeto do Kartódromo Morro Agudo, ajudando a desenvolver o desenho da pista.
Hoje, Rubens trocou o volante do kart pelas câmeras fotográficas e filmadoras para registrar as nossas corridas.
0 desfecho de toda esta hist6rias e estende até nossos dias com a presença de um de nossos precursores e as novas geracões, que transformaram o kartismo vacariense.
Atualmente, a AAVA conta com mais de 90 associados, nosso kartódromo sedia um forte campeonato regional anual, sendo atualmente o maior do estado, além de sediar provas como campeonato gaúcho de Kart.